Siggawe

Por Que Precisamos Falar Sobre Leis de Segurança no Trânsito?

Você já se perguntou o que de fato é proibido e permitido no trânsito? Algumas leis ditam a segurança no trânsito e são de extrema importância para os condutores! A Siggawe, associação de proteção veicular, te apresenta mais sobre essas leis e como podemos te ajudar com isso!

As leis de segurança no trânsito são regidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele determina quem são as pessoas que fazem parte do trânsito, o que pode e o que não pode ser feito e as penalidades em caso de descumprimento. Além disso, o CTB garante boas regras de convivência no trânsito para os envolvidos nesse deslocamento rotineiro, sejam eles motoristas, passageiros, pedestres ou ciclistas. Ou seja, essas regras não são importantes apenas para os condutores, mas para todos! O trânsito afeta todos nós e precisa da observância dessas regras para garantir a convivência harmônica. É surpreendente que muitas pessoas ainda não conheçam essas leis, pois afetam diretamente nossa vida. 

As leis de segurança no trânsito tem o objetivo de dar orientações e disciplinar os condutores brasileiros, afetando a fluidez com que pedestres, motoristas e ciclistas se relacionam no dia a dia, além de padronizar as condutas. Para quem é motorista, a proteção veicular ainda traz uma segurança a mais: a tranquilidade de saber que seu veículo está protegido e você tem total assistência para lidar com qualquer intercorrência, e para isso empresas como a Siggawe, associação de proteção veicular de confiança, te ajudam em cada passo. 

Elas podem parecer apenas uma burocracia, mas as leis de trânsito devem ser seguidas e são de extrema importância para evitar acidentes de trânsito. Você sabia que acidentes no trânsito são a maior causa de morte de pessoas de 5 a 29 anos de idade? A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou esse dado alarmante, indicando que uma média de 1 milhão e 350 mil vidas são perdidas, anualmente, nas estradas. Grande parte desses acidentes poderiam ser evitados se as pessoas conhecessem, e praticassem, leis básicas de segurança no trânsito.  

Quais são as leis que regem a segurança no trânsito? Sabemos que no dia a dia elas podem passar despercebidas, por isso a Siggawe, associação de proteção veicular, relembra tudo que você precisa saber sobre segurança no trânsito!

As 8 Principais Leis que Você Precisa Conhecer!

  1. Uso obrigatório do cinto de segurança

Até mesmo para quem está no banco de trás do carro? Sim! Poucos sabem, ou muitos ignoram, mas o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros dentro do carro e isso é muito importante para evitar acidentes. A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia reportou que apenas 3% dos adultos fazem uso do cinto no banco de trás! Esse número é alarmante, considerando a capacidade de salvar vidas. Existe uma falsa ideia de que, em ocasião de um acidente, quem sofre mais impacto são os passageiros do banco da frente, ou seja, apenas eles precisam do cinto de segurança. Entretanto, o passageiro que está no banco de trás corre o risco de ser projetado para fora do veículo, e nesses casos até mesmo uma batida a 20 km/h pode causar a morte. Sendo assim, o uso do cinto de segurança é uma medida essencial de segurança no trânsito. 

  1. Para o transporte de crianças é necessário equipamentos de proteção

Existem formas específicas de transportar crianças em veículos, para garantir a segurança no trânsito e a segurança das crianças! Você sabia que apenas 20% dos pais ou responsáveis observam essas regras? A Siggawe, associação de proteção veicular, enfatiza: crianças de até 7 anos e meio devem ser transportadas utilizando o correto equipamento de proteção para cada idade, podendo ser o bebê conforto, cadeirinhas ou assento de elevação. Qual é o local correto para transportar a criança? Sempre no banco de trás!

  1. É crime dirigir alcoolizado 

Apesar de não ser novidade para os condutores, essa é uma das leis mais infringidas quando se trata de segurança no trânsito. Muitos motoristas acreditam que uma quantidade pequena de álcool não vai afetar suas habilidades no volante, mas o CTB estabelece uma tolerância zero para álcool. Aqueles que optam por infringir essa lei correm o risco de ter seus veículos apreendidos em fiscalizações, além de estarem constantemente colocando vidas em risco. 

  1. Você sabia que a bicicleta é um veículo?

Sim, a bicicleta é considerada um veículo! E quais as implicações disso? Os ciclistas também devem observar as regras de trânsito e garantir a segurança no trânsito. 

  1. Observância dos limites de velocidade

As placas indicando limites de velocidade são geralmente ignoradas pelos condutores, mas elas estão ali por um motivo! Acidentes podem ocorrer até mesmo com um veículo trafegando a 20 km/h, então, nos locais onde há limite de velocidade isso acontece por apresentar algum risco e deve ser respeitado, para garantir a segurança no trânsito. 

  1. É proibido utilizar celular ao volante

Direção e celular não combinam, isso já é conhecimento de todos. Mas, muitas pessoas optam por checar uma mensagem ou fazer uma ligação, por acreditarem que não vai apresentar um risco. Entretanto, as leis de segurança no trânsito são claras: o celular só é permitido quando conectado ao suporte no painel do carro. 

  1. É obrigatório prestar socorro

Se você estiver envolvido ou presenciar um acidente, é essencial atender as vítimas e prestar socorro. Inclusive, o artigo 177 do Código de Trânsito Brasileiro determina uma multa grave a ser aplicada caso esse socorro não seja prestado. Lembramos que a proteção veicular te ajuda a lidar com essas situações, e empresas como a Siggawe, associação de proteção veicular, prestam assistência 24h para que você tenha todo o apoio ao se deparar com situações dessa natureza. 

  1. Ficar sem combustível na estrada

O combustível acabar é algo bem frustrante, certo? Não apenas isso, mas também é motivo para multa, remoção do veículo e perda de pontos na CNH, de acordo com CTB. Fique atento e sempre abasteça em algum posto por perto para garantir sua segurança no trânsito.
Além da observância dessas leis, diversos incidentes podem acontecer no trânsito, e ter uma proteção veicular é uma tranquilidade para você, por isso, te apresentamos os benefícios da proteção veicular e como ela pode ser útil e aliada na segurança no trânsito.

Segurança no Trânsito e Proteção Veicular: Como Podemos te Ajudar?

A Siggawe, associação de proteção veicular, conta com uma equipe de profissionais capacitados para te dar toda a segurança quando se trata de proteção veicular. No trânsito, mesmo observando todas as leis, existem eventos que não podemos prever, e existem muitas pessoas que infelizmente não seguem as regras que foram citadas acima. 

Sendo assim, estamos aqui para diminuir esse impacto negativo, e te dar a tranquilidade de que você será assistido em caso de problemas. Nossos planos incluem proteção contra colisão, roubo, assistência total em caso de problemas elétricos e mecânicos, e a certeza de que estamos 24h disponíveis para te atender. Em nosso site, você poderá conhecer todos eles: Sigga Light, Sigga Comfort e o Sigga Pro.

Entre em contato com a Siggawe, associação de proteção veicular, e venha ser um associado!

Menu

Social

Contato