Siggawe

Um termo bastante usado pelo mundo a fora quando se fala em segurança dos pneus mas o que a sigla significa? Em inglês Thread Wear Indicator. Traduzindo seria indicador de medida de desgaste da banda rodagem, sendo assim um indicador do desgaste dos pneus.

O TWI é importante se tratar de um padrão universal de medida utilizado pela indústria, sendo presente tanto nos pneus nacionais quanto nos importados, por ser tratar de algo simples para utilizar por este motivo e utilizado nos pneus.

Mas aonde esta o TWI nos pneus? Simples basta você ir até o pneu do seu carro e olhar dentro dos sucos até ver uma pequena lombada de borracha dentro dele e para que ele serve ?

A questão do seu funcionamento e simples, o TWI tem 1,6 mm de altura, em um pneu novo em contato com o chão o TWI não tem altura para encostar no chão, entretanto a medida que o TWI consegue encostar no chão e um sinal de que esta na hora de efetuar a troca do seu pneu por outro.

Sendo um sistema simples e fácil o próprio motorista pode ele mesmo diagnosticar o momento de troca do seu pneu as fabricantes colocam o medidor para facilitar o processo de observação e diagnóstico.

Identificar se o TWI do seu pneu está em condições ideias ?

Em alguns casos os proprietários de seus veículos podem ter medo ou confundir em como medir o desgaste e o nível do TWI. Por isso apresentamos alguns testes que você pode realizar em sua casa para fazer a medição.

Caneta

Pegue uma caneta vá até o pneu faça um traço entre as duas bandas de rodagem se a caneta passar reta sem nenhum impedimento, esta na hora de trocar o pneu.

Moeda

Uma técnica popular é a da moeda de 1 real. Normalmente colocada entre os sucos dos pneus, se a parte dourada da moeda não for totalmente coberta pelo suco, esta na hora de trocar o seu pneu.

Palito de fósforo

E por ultimo outro método fácil de se fazer e o do palito de fósforo, ja que sua cabeça tem precisamente 1,6 mm de altura. Basta posicionar um fósforo de cabeça para baixo dentro dos sucos do pneu. Caso a cabeça do fósforo esteja acima dos sucos laterais esta na hora de trocar os sucos.

Quais os riscos e desvantagens de rodar com pneus irregulares ?

Conforto

A primeiro momento você percebera uma queda no conforto no período em que está dirigindo. Isso acontece porque o desgaste do pneu não acontece de maneira equilibrada por todo o pneu costumando concentra-se em apenas um dos lados.

Dirigibilidade

Devido a isso, é possível notar irregularidade na condução, exemplo do veículo puxar para um dos lados. Ao longo prazo, a permanência desse quadro poderá provocar sobrecarga nos componentes e aumento no custo de manutenção.

Segurança

Com o aumento do desgaste, os pneus se tornam cada vez mais impróprios para a condução a cada quilômetro rodado, não oferecendo a mesma aderência e controle de antes. Nesse estágio você pode colocar em risco a sua própria segurança e a dos passageiros no veiculo em risco.

Um exemplo de situação é a aquaplanagem, onde o pneu gasto sem a presença do sucos para realizarem o escoamento da água, sem eles o veiculo desliza sobre uma lamina de água sem controle.

Manutenção

No final mesmo com os custos alto de manutenção e imprescindível que independente da marca de pneu que utiliza em seu veiculo, e importante realizar cuidados periódicos como a checagem do TWI e a calibragem dos pneus a cada 2 semanas.

Fonte: Euroex

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